quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lendas e Tradições de chá


O chá é uma bebida que é obtida através da infusão das folhas secas da planta Camellia sinensis. Dependendo do nível das folhas de oxidação, os quatro tipos básicos de chá incluem: o chá branco, chá verde, chá oolong e chá preto. A composição química do chá varia dependendo da cultura, do clima e do método de processamento de chá. Entre os componentes do chá, podemos citar theine, que é um alcalóide semelhante à encontrada no café, mate, nozes de cola de tanino e óleos essenciais.

O chá-planta originária do Sudoeste da Ásia Oriental, na região formada pelo norte-leste da Índia, no norte da Birmânia (Myanmar) e pela província de Yunnan (China). O chá tem sido usado pela primeira vez pelos chineses na província de Yunnan, tanto para alimentos e de bebidas. Porque o chá foi extremamente importante para as culturas asiáticas, tem havido muitas lendas a respeito de sua descoberta. Uma lenda popular diz que chá imperador Shen Nung descobriu chá enquanto ele estava bebendo água quente de uma bacia na sombra de uma árvore, no ano 2737 aC. Algumas folhas caíram na tigela do Imperador, mudando a cor da água. Como ele estava curioso por natureza, Shen Nung tomou um gole e ficou surpreso com o sabor da bebida e as propriedades refrescantes.

Na Índia, há uma outra lenda relacionada com chá dizendo que o príncipe Dharma, tocado pela graça divina, foi para a China a fim de difundir os ensinamentos de Buda. Como ele queria fazer-se digno de tal missão sagrada, ele tomou um voto de nunca dormir durante os nove anos de sua jornada espiritual. Até o final do terceiro ano, porém, ele começou a se sentir sonolento, incapaz de manter os olhos abertos. Por puro acaso, ele arrancou algumas folhas e começou a mastigar. Surpreendentemente, ele descobriu sua força novamente e ele continuou a sua pregação por mais seis anos.

A versão japonesa da mesma lenda é um pouco diferente. Após três anos de sua missão, o mesmo Bodhi Dharma adormeceu enquanto rezava, como ele estava obviamente exausto. Quando ele acordou, sentiu raiva por sua fraqueza física e cortou suas pálpebras e as jogou ao chão, e alguns anos mais tarde, quando voltou para o mesmo local, viu um arbusto haviam crescido no mesmo lugar onde ele havia jogado suas pálpebras. Ele provou as folhas e, assim, percebeu que eles tinham a qualidade de manter alguém acordado. Ele contou aos outros sobre a qualidade dessas folhas e chá tornou-se popular na região.

Colocar essas lendas à parte, o arbusto do chá, aparentemente, veio da China. A região aproximada é algo em torno da fronteira entre a província de Yunnan e Vietnã do Norte. O consumo de chá foi desenvolvido inicialmente pelo povo chinês. Em torno dos 648-749 anos, o chá foi introduzido no Japão por um monge budista chamado Gyoki. Ele plantou arbustos de chá em 49 jardins do templo. Muito mais tarde, no século 13, um sacerdote Zen criou a Cerimônia do Chá (Cha-no-yu). A popularidade da bebida aumentou durante o chá chinês da Dinastia Tang (618-907 AD), evoluindo para um dos passatempos mais favoritos. Assim, mudou-se do campo da farmacologia e se tornou uma peça re-encontrar do dia-a-dia.

Quando apareceu casas de chá, o chá tornou-se uma fonte de inspiração artística para pessoas como poetas, pintores, ceramistas. Artistas de fato criou uma espécie de mundo sofisticado em torno de chá, acusado de simbolismo. Lu Yu (723-804 dC), escreveu o tratado primeiro chá, Cha Jing ou "Tradições de Chá", um trabalho descrevendo a natureza da planta do chá e de bebidas que padronizada de métodos de preparação e beber. Ele disse que "Encontra-se na porção de chá a mesma harmonia e ordem que governam todas as coisas."

Durante esse tempo, o chá foi feita com a ajuda de plantas comprimidos que foram inicialmente torrado e moído em pó, em seguida, e, depois de que eles foram misturados com água em ebulição. Depois disso, alguns ingredientes foram adicionados, tais como óleo de rícino, sal e especiarias. O chá é ainda tomado neste estilo na atual Tibet. Chá também foi plantada em outros países asiáticos que se tornaram produtores mundiais, como ex-colónias britânicas da África, na Argentina ou Ilha da Reunião. O chá é a segunda bebida mais bêbado do mundo depois da água. Cerca de 15.000 copos são bebido a cada segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário