quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mapas Mentais


Ampliar imagem

A palavra "mapa", em latim, refere-se a uma toalha ou um guardanapo. Nos tempos antigos, às vezes mapas foram desenhados em um pedaço de pano. Um mapa é uma representação da realidade que implica um ponto de correspondência ponto e está em uma escala predeterminada.

Mapas Mentais da infância

O início de pensar em crianças é sob a forma de um mapa. "Pegá-los a tentar desenhar um mapa da mente de uma criança, que não é apenas confuso, mas mantém girando o tempo todo", escreveu JM Barrie em Peter e Wendy.

Mapas mente eo cérebro

Fisiologicamente, certas partes do cérebro humano são atribuídos sensorial e motor de controle remoto, dos membros e extremidades. Esta é uma espécie de "mapa mental" do corpo humano desenhado no cérebro. Há uma correspondência entre cada grupo de neurônios no cérebro com a parte do corpo real. Este "até fio" assegura que o controlo dos vários movimentos volitivos do corpo permanece dentro do cérebro.

Mapas Mentais e Pensamento

A mente humana pode pensar a realidade, apenas indiretamente. Ou seja, trata-se de símbolos como a linguagem e imagens, durante o trabalho de adaptação à realidade. Esses processos de adaptação e assimilação, como eles ocorrem durante o crescimento e desenvolvimento do indivíduo foram enumerados por Jean Piaget. Ele foi realmente observado quatro estágios diferentes no desenvolvimento do pensamento na criança em crescimento. A criança realmente "revê" o mapa do mundo durante um período de tempo. Bem-sucedida adaptação e sobrevivência no mundo, depende de uma representação precisa da realidade e também sobre as subseqüentes "revisões" deste mapa mental que ocorrem nos anos posteriores.

Mapas Mentais e os psicólogos

Muitos grandes pesquisadores do mundo, tais como Carl Jung, Sigmund Freud e outros estudaram a mente humana como psicólogos e chegou à conclusão de que a mente pensa. Em termos de imagens. Eles foram os pioneiros da exploração de que enigma que chamamos de mente! O conto de fadas é o seu mapa mental, é a sua metáfora do mundo. Este conceito foi copiosamente explorado por Eric Berne, em seu livro "O que você diz depois de dizer Olá?"

Mapas Mentais em treinamento corporativo

Recentemente, no entanto, encontramos o conceito de mapa mental fazendo o seu caminho em instâncias diversas empresas. Ele está sendo usado como ferramenta de raciocínio.

Tony Buzan é o homem a consultar aqui. Ele já escreveu vários livros e tem explorado o conceito de mapeamento mente e suas aplicações em grande detalhe. Desde que a mente pensa em imagens, é útil colocar dessa natureza gráfica para uma boa utilização. Pode ser útil para registrar idéias durante uma palestra em um formato não-linear. Isto é feito, mantendo a ideia central no centro da página. As ideias e conceitos que subsequentemente se seguem são escritos radialmente sob a forma de uma árvore ou um spray. Tais pensamentos de uma forma diagramática pode ser usado como um auxílio mnemônico. É mais fácil lembrar das coisas, se forem pictoricamente exibida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário