segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sensoriais Atividades de Integração para Crianças com Autismo


Transtorno de integração sensorial é muito comum entre as crianças que são autistas. As crianças que sofrem deste distúrbio, são incapazes de integrar as informações que os sentidos do corpo ou seja, tato, olfato, paladar, visão e audição, envie para o cérebro. Devido a essa incapacidade, torna-se difícil para eles para responder ao seu ambiente, em um caminho certo. Para superar isso, há uma série de atividades úteis de integração sensorial para crianças com autismo, que podem ser planejados e conduzidos, em casa, bem como salas de aula. Aqui estão algumas dessas atividades eficazes ...

Atividades Sensoriais para crianças autistas

Atividades de Artesanato

Um dos mais eficazes as atividades de integração sensorial para o autismo é entrar crianças autistas em algumas atividades artesanais. Assim, dar-lhes a massa de barro e tê-los fazer formas diferentes de fora. Pintura de dedo em um papel gráfico simples é uma boa idéia também. Inicialmente, você pode segurar as mãos das crianças e ensiná-los a desenhar com os dedos. Mais tarde, as crianças serão capazes de fazer o mesmo, por conta própria.

Atividades de Movimento

Certas crianças autistas são incapazes de controlar seus corpos e movimentos. Para eles, brinquedos, tais como cadeiras de balanço, placas de scooter, balancins do planador, balanços, etc devem ser fornecidas. Ao jogar sobre elas, as crianças autistas vai formar um senso de equilíbrio e iria aprender um pouco sobre os movimentos do corpo.

Aromaterapia

As crianças autistas que são sensíveis aos cheiros e aqueles que têm dificuldade em relacionar cheiros de coisas, tanto pode se beneficiar muito através da aromaterapia. Uma das atividades úteis de integração sensorial para crianças com autismo é mandá-los sentar-se em um círculo e, em seguida, acender velas perfumadas, difusores ou máquinas de aromaterapia no quarto. Isto pode vir a ser muito terapêutico para as crianças como os perfumes de óleos naturais para acalmar e relaxar os nervos.

Atividades táteis

Para proporcionar às crianças autistas uma sensação de toque, areia e água é a forma ideal de jogo. Assim, dar às crianças alguns recipientes. Obter um pouco de areia jogo e encher os recipientes com ele, bem como água. Deixe as crianças a colocar as mãos nesses baldes, para que possam sentir o que está dentro. Isso vai aguçar o seu senso de toque. Uma idéia ainda melhor é encher uma piscina de plástico com água e peça às crianças para entrar. Desta forma, as crianças vão começar a tocar seu corpo inteiro com água.

Atividades pesadas de trabalho

Essas atividades são uma obrigação para as crianças que têm dificuldade em ficar parado ou regular seus movimentos corporais. As crianças com este tipo de problemas pode ser reconhecido com a maneira como eles continuam a mover as pernas, mesmo sentado ou você vai vê-los sendo extremamente agitado, hiperativo e difícil de se controlar. Algumas das atividades que podem ser planejados para essas crianças são - puxar, empurrar e brincar com bolas, sugando e mastigando alguma coisa, soprando um apito, apertar uma bola, entre outros. Jogando "sanduíche miúdo", no qual uma criança é feita para se deitar sobre um travesseiro grande e, em seguida, um outro é colocado em cima dele, seguido por gentilmente pressionando-o de cima, é uma ótima maneira de fazê-lo aprender a controlar seu corpo .

Atividades de Música e Dança

Para aperfeiçoar o seu sentido da audição, atividades como ouvir uma variedade de música e dança sobre ele, deve ser planejada. Para combinar o desenvolvimento de um sentido da audição e do tato, tocando instrumentos musicais podem também ser incluídos. Na verdade, a música deve ser incluída no dia-a-dia das crianças também. Por exemplo, um determinado tipo de música pode ser reproduzida, ouvindo que, as crianças devem ser instruídos a fazer uma coisa particular, como em pé ou sentado. Se as instruções forem relacionadas à música, as crianças serão capazes de desenvolver um melhor sentido da audição.

Se as atividades de integração sensorial para crianças com autismo são planejadas de forma adequada, eles podem diminuir a sensibilidade das crianças autistas a todos os cinco sentidos, bem como desenvolver o mesmo, resultando em crianças autistas, sendo capaz de reagir e responder ao ambiente, como os outros. Para aumentar a sua eficácia, as atividades de integração sensorial deve ser sempre planejado, manter uma criança especial em mente. Além disso, eles devem ser divertido para ele, não agitado, se o máximo de benefícios serão alcançados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário